v Detonado Heart Gold e Soul Silver ~ Liga Mineira de Pokémon

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Detonado Heart Gold e Soul Silver

NEW BARK, O COMEÇO DA JORNADAComeçando o jogo, conheça o prof. Oak e escolha se você quer JOGAR como menino ou menina. Você estará em seu quarto. Desça as escadas e fale com sua mãe, ela irá te disponibilizar algumas opções do menu. Saia de sua casa e verá um Marill brincando na cidade. Ele pertence a Ethan/Lyra (será o personagem de sexo oposto ao seu), que vive no andar de cima do laboratório do prof. Elm. É para lá que devemos ir (é o lugar onde um menino ruivo espia pela janela). Entre no laboratório do Professor Elm e fale com ele, ele deixará você escolher um entre os 3 Pokémon disponíveis.

Chikorita (planta) / Cyndaquil (fogo) / Totodile (água)

Pegue seu inicial. O prof. Elm pedirá para que você busque uma encomenda na casa do Mr. Pokémon. Ao lado dele, há uma máquina que você poderá usar para restaurar as energias de seus pokémons. Ela funciona como um centro pokémon. Ao sair do laboratório, receba 5 Potions de um dos assistentes de Elm. Seu pokémon inicial te seguirá pra onde for, nestas versões, o primeiro pokémon de sua equipe sairá de sua pokébola para andar com você. Você encontrará Ethan/Lyra do lado de fora do laboratório. Vá encontrar sua mãe em casa e receba seu PokéGear, nele ficarão gravados os telefones de todos que você adicionar. Saia da cidade pela esquerda e Elm virá te dar seu número de telefone.

Enquanto você ainda não pode capturar pokémons, treine um pouco para conseguir exp. enquanto anda. Pelas gramas, você irá encontrar vários Rattata, Pidgey e Sentret de dia, à noite você pode encontrar o Hoothoot. Perto da entrada da cidade Cherrygrove, você irá ver uma árvore, cada uma dessas árvores, localizadas por todo o jogo, contém uma apricorn. Por enquanto você não poderá pegá-la, pois não tem onde colocá-la. Com as apricorns, você poderá ter as pokébolas especiais mais para frente. Todos os dias aparece uma apricorn na mesma árvore, se quiser mais poderá vir pegar denovo a apricorn no dia seguinte. Por enquanto, siga até chegar na cidade de Cherrygrove.

CHERRYGROVE E O MR. POKÉMON
Fale com o velho que está na entrada da cidade, ele irá lhe apresentar a cidade, lhe mostrando como é um Pokémon Center (Centro Pokémon) e uma loja do lado de fora (Mart), além de lhe avisar que na água você encontra certos Pokémon e lhe mostrar a Rota 30. No fim do passeio, ele lhe entrega os Running Shoes, os tênis de corrida. Nas últimas versões, era peciso ficar segurando o botão B para poder correr, mas em HG/SS os tênis ficam disponíveis na tela debaixo de seu Nintendo DS. Basta deixar os tênis selecionados e você correrá à vontade. Desmarque os tênis para tornar a andar novamente.

Recupere seus pokémons no centro, então, quando se sentir seguro, siga para a rota 30 ao norte. O velhinho que te apresentou a cidade aparecerá e te dará também um mapa, que pode ser visto na sua PokéGear. A partir daqui encontramos, se for HeartGold: Caterpie, Metapod, e à noite, Spinarak. Se for SoulSilver, encontramos: Weedle, Kakuna, e de manhãzinha, Ledyba. Siga até ver uma casa, com uma árvore de apricorn do lado. Se quiser, pode entrar na casa e falar com o homem, ou então, o próprio vai sair da casa dele para conversar com você. Receba a Apricorn Case. Com este item, você terá onde guardar as apricorns. Tente pegar a apricorn da árvore agora. Dê uma chacoalhada na árvore e ela cuspirá o fruto na sua cabeça. É assim que se consegue apricorns. Sacuda sempre essas árvores toda vez que elas tiverem apricorns.

Se ir pra esquerda, terá 2 treinadores batalhando, e você não poderá prosseguir, pois a luta está acontecendo no meio do caminho. Volte e siga ao norte, até encontrar a casa do Mr. Pokémon. Ele te dará o Mystery Egg, para que entregue ao prof. Elm. Ele recuperará seus pokémons. Prof. Oak estará aqui também e te dará a Johto Dex, sua pokédex regional. Depois disso, saia. Prof. Elm irá ligar mandando você ir imediatamente até o laboratório, pois aconteceu um desastre. Volte para Cherrygrove, recupere seus pokémons e saia em direção a New Bark. Ao sair da cidade, o menino ruivo que tínhamos visto espiando pelo laboratório te desafiará para uma batalha. De agora em diante ele será seu rival, e dispõe do inicial que tem vantagem ao seu. Se você subiu uns 3 lv.de seu inicial não terá lá grandes problemas. Use as Potions se estiver em apuros. Derrote-o e ele irá embora.

Assim que chegar no laboratório, você será informado de que um dos pokémons iniciais foi roubado. Ethan/Lyra aparecerá dizendo que foi um menino de cabelo ruivo (o cara que você acabou de derrotar). Eles vão perguntar o nome dele, dê o nome de seu rival. Entregue o Mystery Egg pro Prof. Elm. Saia e vá até sua casa e fale com sua mãe. A partir de agora, ela poderá guardar o seu dinheiro. Isso é muito útil, você poderá deixar o quanto quiser de dinheiro com ela, e de vez em quando ela comprará itens para você. Quando ela fizer isso, ela te ligará avisando, e então basta entrar em qualquer PokéMart que vai ter um Delivery Man vestido de vermelho, é só retirar o item com ele. Fale com o cara de vermelho mais de uma vez, às vezes sua mãe compra mais de um item. Toda vez que você falar com sua mãe, você pode: deixar dinheiro com ela (deposit), pegar dinheiro dela (withdraw) ou pedir para que cada vez que ganhar uma batalha, parte do seu dinheiro seja transferido diretamente para ela (change). Fica a seu critério. Se despeça da sua mãe e saia de New Bark.

Saindo da cidade, você encontrará Ethan/Lyra, que vai te ensinar como se captura pokémons. Receba então 5 pokéballs. Agora você já pode capturar pokémons! Ainda nesta rota, você verá uma casinha ao norte que se você passar por ela chegará a um lugar onde é possível encontrar Geodude e Spearow. Não dá para ir muito longe. Volte ao lugar que estava bloqueado pela batalha entre os 2 treinadores e derrote os 2, um deles irá lhe oferecer seu número telefônico. Caso aceite, ele será adicionado na lista telefônica de sua PokéGear. Você poderá batalhar novamente com todos os treinadores que você adicionar na PokéGear. Alguns treinadores podem te ligar para oferecer itens, como as pedras evolutivas. Esteja ciente que, quanto mais pessoas você adicionar na PokéGear, mais difícil fica receber ligação dessas que te oferecem as pedras. Irei avisar no detonado quando encontrarmos essas pessoas.

Agora, você deve chegar a Violet, basta seguir caminho pelo norte. Por aqui encontramos Bellsprout nas gramas. Nesta mesma rota, tem uma caverna, onde você não conseguirá ir muito longe, pois, você ainda não tem o TM70 - Flash e fica difícil caminhar no escuro, se insistir, corre o risco de se perder e ficar preso, pois tem algumas pedras trancando o caminho. Na caverna tem Zubat e Geodude. O melhor a fazer agora é seguir em direção à proxima cidade.

VIOLET E A SPROUT TOWER
Ao chegar, Ethan/Lyra aparecerá e lhe dará o Vs. Recorder. Recupere seus pokémons. Do lado de fora do Centro Pokémon tem um cara loiro que troca shards por berries, fale com ele quando tiver esses itens. Se tentar ir direto ao GINÁSIO, vai ver que o Caretaker está bloqueando a passagem. Vamos fazer algo mais interessante. Saia da cidade pelo sul. Não conseguirá descer muito, pois haverá um homem bloqueando o caminho. Perto dele tem um gramado, onde podemos encontrar Mareep, Hoppip, Wooper (à noite) e Ekans (só em SoulSilver). Um tipo elétrico como Marrep é uma boa alternativa para se usar no ginásio voador, principalmente quem começou com Chikorita.

Por aqui encontramos as Ruins of Alph. Você não poderá explorá-la por inteira agora, mas se quiser dar uma olhada, veja mais sobre ela no fim do detonado. Saindo de Violet pela esquerda você encontrará um homem, perto de uma árvore que rebola quando você toca nela. O homem te dará um HM06 - Rock Smash, que serve para quebrar as pedras. Não é possível usá-lo ainda, precisamos da primeira insígnia. O que podemos fazer agora é visitar a torre que fica ao norte da cidade Violet, a Sprout Tower.

Dentro da torre é possível encontrar Gastly à noite. Vá batalhando com os monges que estão pelo caminho. No topo da torre, você verá seu Rival, discutindo com um monge, que é o líder da torre (se vencê-lo, ganhará o TM70 - Flash). Derrote o monge ancião e finalmente poderá ir ao ginásio. Recupere seus pokémons e prepare-se para ir ao ginásio. Recomendo que seus pokémons estejam no lv.20 neste ginásio, assim, sempre vá subindo 5 levels e estará pronto para o ginásio seguinte (no caso do próximo ginásio, lv.25, do ginásio seguinte, lv.30, desta forma, sempre poderá enfrentar os líderes de ginásio num level equilibrado).
Falkner usa:

Pidgey lv.9
Pidgeotto lv.13

De preferência, use golpes tipo elétrico ou pedra se tiver, evite tipo planta ou inseto.

Vencendo Falkner, Líder da Cidade Violet, será premiado com a Zephyr Badge e o TM51 (Roost).
Saindo do GYM, você receberá uma ligação do prof. Elm, dizendo que um de seus assistentes está no PokéMart, com o ovo que você deixou com ele há algum tempo. Vá até lá e pegue o ovo (você deve estar carregando no máximo 5 Pokémon para poder recebê-lo). Ao sair do Mart, aparecerá uma garota vestida num Kimono que virá ver seu ovo e se irá. Assim que você der 2500 passos, nascerá do ovo um Togepi lv.1. Pegue este novo Pokémon e vá fazer uma visita ao prof. Elm, depois de vê-lo, ele lhe entregará um presente. Se quiser, passe na Dark Cave, aquela caverna que é toda escura. Agora que você tem Flash, você pode iluminá-la. Além disso você tem Rock Smash. Se quebrar pedras aqui na caverna às vezes pode aparecer Dunsparce. Além de pokémons, em algumas pedras poderemos encontrar itens durantes o jogo. Não poderá ir muito longe na caverna, volte até Violet, saia pelo sul. Agora o homem que antes te barrava verá sua insígnia e te deixará passar.

Desça a rota 32, nela enfrente vários treinadores. Você verá a pista do Magnet Train sobre esta rota, o trem que conecta Johto e Kanto. No fim da rota, você será abordado por um menino gordo, que quer te vender Slowpoketail por um preço absurdo. Ignore-o. Siga até o centro pokémon e recupere seus pokémons. Tem um pescador aqui dentro, fale com ele e receba Old Rod, uma vara de pescar. Fale com o homem ao lado dele e receba 2 Lure balls! Vá pra caverna e derrote alguns treinadores. Nela poderemos encontrar Onix, e Sandshrew também, caso jogue HeartGold. Explore o lugar, recolha os itens. A saída leva até a rota 33. Estará chovendo aqui. Siga até ver Kurt discutindo com um Rocket, que bloqueia a entrada do poço.

AZALEA E A CASA DO KURT
Logo que chegar na cidade, recupere seus pokémon no PokéCenter. Tem um Rocket bloqueando o ginásio. Vá para a casa do Kurt, o cara que faz Pokéballs usando as Apricorns. Do lado de fora da casa do Kurt, existe uma árvore com uma White Apricorn. Entre na casa e fale com Kurt, ele irá dizer que os Slowpoke estão com problemas e irá sair da casa, saia também e siga em direção ao poço dos Slowpokes, onde Kurt discutia com aquele Rocket. Encontre Kurt caído no poço, ele irá pedir sua ajuda, derrote os membros da Equipe Rocket que encontrar no caminho. No fim, lutará contra um Rocket Executive, ele é o responsável por os Slowpokes estarem de rabos cortados.
Proton usa:
Zubat lv.8
Koffing lv.12
Após derrotar os Rockets, Kurt irá lhe agradecer e te levará até sua casa (casa do Kurt). Fale com ele e como agradecimento, ele lhe dará uma Fast Ball. Continue conversando e ele irá lhe pedir uma Apricorn, lhe entregue alguma que tiver. Volte no dia seguinte e Kurt terá feito uma Pokéball com sua Apricorn. Ele sempre demora um dia para fazer a pokéball.

Receba a nº do telefone de Kurt de sua neta. Saia e verá que os Slowpokes tomaram conta da cidade. Por hora, treine um pouco para poder desafiar o líder do ginásio. Quando se sentir preparado, vá ao ginásio, o Rocket não está mais bloqueando a entrada. Dentro do ginásio, você terá que subir em cima de um grande Spinarak, que se movimenta deslizando-se nas cordas. Ele sempre desviará para esquerda ou para direita se houver uma corda amarrada em seu caminho. Você pode amarrar ou arrebentar as cordas puxando alavancas que existem no ginásio, para abrir caminho. Faça isso até chegar ao líder.

Bugsy usa:

Scyther lv.17
Metapod lv.15
Kakuna lv.15

De preferência, use golpes tipo fogo, voador, ou até mesmo pedra, evite golpes tipo planta ou venenoso.

Vencendo Bugsy, Líder da Cidade Azalea, será premiado com a Hive Badge e o TM 89 (U-Turn).
Nada mais a fazer, recupere-se no Centro Pokémon. Se tentar sair da cidade agora, será desafiado por seu rival, agora ele conta com 3 pokémons. É só sair da cidade pela esquerda que ele aparece.
Ele terá:
Gastly lv.14
Zubat lv.16
inicial evoluído lv.18
Siga em frente e você estará na floresta.

ILEX FOREST, CAÇA AOS FARFETCH’D
Chegamos na floresta. Por aqui podemos achar Paras, além de Oddish pela noite. Você terá que falar com um lenhador, perto de uma árvore diferente, ele irá lhe pedir que encontre um par de Farfetch’d na floresta. Se você tentar pegá-los pela frente ou pelo lado, eles fugirão de você. Para agarrá-los, você deve chegar por trás deles. Uma vez que você tenha conseguido pegá-lo por trás, ele voltará ao seu dono. É preciso fazer isso com ambos os Farfetch’d. Outro detalhe: existem alguns galhos espalhados pelo chão da floresta que quando você pisa, faz o Farfetch’d perceber onde você está e virar em sua direção. Tire proveito disso, pise nos galhos quando precisar desviar a atenção dele, ou tome cuidado para não pisar, para não chamar a atenção dele, dependendo da posição em que o Farfetch’d estiver virado.

Assim que tiver conseguido levar os dois Farfetch’d ao lenhador, fale com ele. Ele vai te agradecer e o chefe dele virá e te dará como recompensa o HM 01 (Cut), que corta esse tipo de árvore, mas antes de cortar a árvore diferente, que está perto de onde o lenhador estava parado, volte para Azalea e entre numa casa ao lado do GINÁSIO, esta é a casa do lenhador, fale com ele lá dentro e ganhe um Charcoal, que, se for equipado a um pokémon, aumenta os poderes de ataques de fogo!

Volte a floresta, ensine o HM Cut pra algum pokémon, corte a arvorezinha e cruze a floresta. Por aqui você verá um gordinho dando umas cabeçadas nas árvores. Fale com ele, ele pode ensinar o golpe Headbutt para um de seus pokémons. Este golpe funciona também fora das batalhas, serve para sacudir essas grandes árvores que estão pela floresta, basta pedir para seu pokémon usar Headbutt que ele dará uma cabeçada na árvore, de onde pode ou não cair algum pokémon, como Pineco e Exeggcute. Elas existem por todo o continente, se voltar para Azalea, verá que no sul da cidade tem algumas árvores dessas, onde às vezes caem Aipom e Heracross.

Se quiser aproveitar, agora que pode cortar árvores, volte um pouquinho para o começo da rota 32, tem um lugar que você não podia acessar antes, lá onde tem um cara gordo parado, perto dele, tem uma árvore que pode ser cortada, corte-a e fale com o cara, você ganha o TM 05 (Roar). Volte à Ilex Forest e siga para o norte de onde estava o gordinho do Headbutt. Você verá outra Kimono Girl. Ela está perdida na floresta. Seu pokémon irá indicar o caminho da saída. Então, vamos sair da floresta. Quando estiver saindo, fale com a mulher do Butterfree no balcão.

Chegando na rota 34, enfrente alguns treinadores. Aqui terá uma garota chamada Picnicker Gina, depois de enfrentá-la, pegue seu nº telefônico, pois esta pode lhe chamar e te dar uma Leaf Stone. Nos matinhos daqui a novidade é Drowzee, Abra e Ditto. Você vai ver uma casa pelo caminho, onde verá um velho. Ethan/Lyra aparecerá, dizendo que esta casa são de seus avós. Este é o Day Care, lugar onde você pode deixar pokémons para que eles ganhem exp. a cada passo que você der. Se deixar um pokémon macho e um fêmea para a velha, estes pokémon podem se cruzar podendo botar ovos, se forem de egg groups compatíveis. Quando isso ocorrer, basta estar carregando no máximo 5 pokémons retirar o ovo com o velho. Dentro da casa, pegue o nº do telefone de Ethan/Lyra. Saia e consiga o nº dos velhos. Outra coisa: nesta rota existe um policial. Lembre-se que os policiais só batalham com você à noite! Continue indo ao norte e chegaremos na próxima cidade.

GOLDENROD, A GRANDE CIDADE DE JOHTO
Assim que tiver tempo (creio que você deve ter treinado um pouco seu novo pokémon ou que capturou alguns pokémons, ou ambos). Vamos dar uma explorada na cidade, em primeiro lugar, devemos dar uma conferida no Goldenrod Dept.Store, que é um dos maiores lojas do Game. Neste MegaMart encontramos a maior variedade de itens, cada andar vende uma coisa. No 5º andar, tem um cara interessado em um Drowzee, se você trocar com ele, você irá receber em troca do seu Drowzee um Machop. Aos domingos, uma mulher de dará o TM 27 (Return) ou TM 21 (Frustation), dependendo da felicidade de seu pokémon que está fora da pokébola. No topo tem as máquina de bebidas (Soda Pop, Fresh Water e Lemonade). Lemonades são mais baratas que Super Potion e recuperam mais HP. Ainda neste andar as balconistas sorteiam itens que variam de TMs, pokéballs e berries, basta pagar $300, os itens mudam diariamente. Além disso, pegue o elevador e vá até o subsolo. Peça para os homens mandarem os Machokes tirarem as caixas do caminho e pegue os itens.

Depois, vá na parte de trás desse mesmo prédio e você verá algumas casas, uma delas, de telhado redondo, pelo que você pode ler na placa na frente, é o Bike Shop, fale com o vendedor ele lhe entregará uma Bycicle (bicicleta)! Indo mais ao norte (passando por baixo da pista do Magnet Tain), vemos que o GINÁSIO está fechado por enquanto. À esquerda tem uma casa com uma lona de circo, aqui é o Name Rater, o cara que troca o apelido de seu pokémon. Ao lado tem outra casa, aí é a entrada do subsolo da cidade, entre nela, Ethan/Lyra virá falar com você e te entregará o Fashion Case, item que serve para você guardar acessórios para vestir os seus pokémons.

No túnel do Underground você consegue lutar com alguns treinadores. Há dois irmãos cabeleireiros que aparecem durante a semana que ajudam a aumentar a felicidade de seu pokémon. Aos fins de semana tem um Herb Shop, loja de ervas, itens que restauram seu pokémon, porém baixando a felicidade. E de segunda pela manhã tem uma pessoa que vende baratinho itens que servem para ser revendidos nos Marts. Tem também um local novo, onde se tiram fotos que são enviadas para o seu PC. Saia pela saída sul do túnel, do lado de fora verá o Game Corner, atrás do Centro Pokémon. Fale com o homem diante da mesa, ele é o Mr. Game, receba o Coin Case dele. Ele te introduzirá o Voltorb Flip Mini-Game, um joguinho que faz você ganhar moedas. As moedas (coins) podem ser trocadas por itens/pokémons especiais com os senhores daqui.

Procure o prédio preto, com um Rocket do lado de fora. Esta é a Radio Tower. Fale com a última balconista e responda a um questionário de 5 questões para receber o Radio Card, a função de Radio do seu PokéGear. Responda nessa ordem: Sim, Sim, Não, Sim, Não, e terá o seu rádio.

Questão 1: É possível ver o mapa através de sua Pokegear? YES!
Questão 2: Nidorina só pode ser fêmea. Verdadeiro? YES!
Questão 3: Kurt, o criador de PokéBall, usa apricots como ingredientes? NO! (ele usa apricorns)
Questão 4: É impossível usar um TM num Magikarp. Verdadeiro? YES!
Questão 5: No show popular Professor Oak, Pokémon Talk, ele está com Marie? NO! (ele está com Mary)

Assim que conseguir, Whitney, a líder do GINÁSIO, virá falar com você e voltará para o ginásio. No 2º andar é possível conseguir o Blue Card com a Buena, a DJ da rádio. Com ele é possível participar do Buena’s Password, um programa da rádio onde você pode concorrer a prêmios todos os dias. Esse programa passa às 2:00; às 5:00, às 8:00 e às 11:00 (am ou pm). Escute a password do dia, vá no 2º andar e fale a password pra Buena, você ganha um ponto, some seus pontos ao longo dos dias em seu Blue Card e troque por prêmios, entre eles, PokéBall, Full Restore, Nugget, Rare Candy e as diversas vitaminas. Se você acumular 30 pontos, poderá pedir o nº de telefone da Buena.

Agora que já exploramos a cidade, vamos ao ginásio. Aqui encontraremos vária garotas treinadoras de pokémons normais.
Whitney usa:

Clefairy lv.17
Miltank lv.19

Golpes lutadores são bons aqui. Vencendo Whitney, Líder da Cidade Goldenrod, você fará com que ela comece a choramingar, ela não quer reconhecer a derrota até que você vá embora, uma má perdedora. Tente sair e a última treinadora irá dizer que a choradeira dela passa logo, fale com Whitney novamente e será premiado com a Plain Badge e o TM 45 (Attract).
Saia do GINÁSIO, recupere seus pokémons e vá até a flower shop que fica à direita do ginásio. Entre, fale com a mulher, ela verá sua insígnia e lhe dará o item SquirtBottle (regador). Feito isso você já poderá sair da cidade pelo norte, em direção à rota 35. Quando você entrar na casinha, que está na saída da cidade, fale com o guarda no balcão, ele vai lhe entregar um Spearow correio, que está carregando um Mail, leve este Spearow até o cara gordo, na rota 31 um pouco antes da entrada de Violet. Se você fizer isso, o cara gordo lhe dará o TM 44 (Rest). Lembre-se que para pegar o Spearow você deve estar com um espaço vago na equipe. Volte a Goldenrod e vá falar com o guarda, ele lhe entregará, como agradecimento por sua ajuda, um HP UP.
Na rota 35, derrote os treinadores que ali se encontram. É possível achar Nidorans por aqui. Se você tiver sorte, poderá encontrar Yanma também, se o encontrar, tente o capturar logo, pois a chance dele aparecer é de 1%! Logo a frente, perto de um policial (que batalha com você à noite), você verá a entrada do National Park e do Pokeathlon, e se for pela direita e subir (tendo que cortar um arbusto), chegará a rota 36. Vamos antes, conhecer esses lugares.

NATIONAL PARK, POKÉATHLON & SUDOWOODO
Entrando na casinha e saindo pela esquerda, uma pessoa com um Poliwrath irá te avistar. Ele é Magnus, o fundador do Pokéathlon. Neste lugar encontramos alguns mini-games que testam algumas capacidades especiais de seus pokémons, onde você pode competir e conquistar alguns pontos, que podem ser usados para trocar por alguns itens interessantes no shop, inclusive as pedras evolutivas. Cada dia os itens vendidos mudam, entre eles estão as Apricorns, Moomoo Milk, Heart Scale, Rare Candy, PP Up, Nugget, além das pedras evolutivas e itens que evoluem pokémons trocados. Quando você puder ter uma National Dex, aparecerão mais opções de pedras evolutivas por dia, incluindo Dawn, Shiny e Dusk Stones. Há também uma máquina de bebidas onde você pode conseguir comprar Soda Pop, Fresh Water e Lemonade usando seus pontos.
Do lado de fora, procure um rapaz ao lado de três tubos. Fale com ele e receba o Apriblender. Com isso, você poderá fazer um Aprijuice, um suco utilizando suas apricorns. Esse suco ajuda a aumentar o potencial das capacidades especiais que seus pokémons ultizam no Pokéathlon, são elas: Speed, Power, Skill, Stamina e Jump. Para participar de algum mini-game basta falar com a balconista do lado de dentro, ao fazer isso pela primeira vez, Whitney virá e te dará o jersey, um acessório que faz você ficar num visual mais atlético para poder participar.
Voltando àquela casinha da entrada, temos em frente o National Park, local onde você pode participar de um concurso de caça aos insetos, o Bug Catching Contest, que ocorre todas as terças, quintas e sábados. Nos dias de concursos, os guardas de ambas as entradas (há uma entrada pelo sul e outra pela direita do Park) irão estar de frente às portas, diga a eles que você vai participar do concurso. Você só poderá entrar com apenas um pokémon, então receberá 20 Sport Balls, que você deve usar para tentar capturar o melhor pokémon inseto que encontrar. Tente capturar um Scyther ou um Pinsir, são as melhores opções. Além deles, temos Venonat, Paras e Butterfree/Beedrill que podem te deixar em uma boa colocação. O concurso acaba após 20 minutos, ou quando acabarem suas Sport Balls, ou se você sair do Park (se você já pegou o pokémon que queria, basta sair). O vencedor ganha uma Sun Stone, o 2º colocado um Ever Stone e o 3º Sitrus Berry, os demais ganham Shed Shell como prêmio de consolação.
Nos outros dias, o Park abre normalmente, e você poderá enfrentar treinadores lá dentro, além de conseguir alguns itens, como o TM 28 (Dig). Para chegar nele, procure no topo direito do Park uma passagem no cercado, é um cantinho que está sem uma cerca e por onde é possível passar. Além disso, é possível encontrar Sunkern pela grama. Quando você puder ter uma National Dex, é possível encontrar também alguns insetos de Hoenn e Sinnoh nos concursos do National Park, além de ter como prêmio outras pedras evolutivas diferentes da Sun Stone.
Voltando ao nosso caminho, sentido à direita do National Park, estaremos na rota 36. A partir daqui encontraremos Growlithe (em HeartGold), Vulpíx (em SoulSilver) e, se tiver sorte, é possível achar Stantler. Por aqui encontraremos um carinha chamado School Kid Alan, após derrotá-lo, adicione seu número telefônico, pois daqui a algum tempo ele poderá te ligar para oferecer de brinde uma Fire Stone! Logo em seguida nós nos deparamos com um arbusto diferente, que, ao ser tocado, começa a rebolar, e impede sua passagem. Se você pegou o regador SquirtBottle, basta usá-lo neste arbusto. Salve o jogo antes disso! Ao regar a planta, ela te atacará, revelando ser um Sudowoodo lv.20! Ele é o único do jogo, boa sorte para capturá-lo. Caso não consiga pegá-lo agora, ele só irá aparecer novamente após você vencer a elite 4. Assim que terminada a batalha, a menina que estava ali perto virá até você e te dará algumas berries, além do Berry Pots. Como nestas versões não encontramos um solo onde cresçam berries, a única forma de plantá-las é através desse item. Você poderá regar suas berries com o SquirtBottle e esperar elas crescerem na incubadora. Sugiro que vá plantando algumas Oran Berry, pois precisaremos delas mais adiante. As Oran Berry demoram 16 horas para crescer e costumam dar de 2 a 5 frutos. Se ir regando de 4 em 4 horas provavelmente consiguirá os 5 frutos.
Com o Sudowoodo fora do caminho teremos aberto duas passagens. Se formos pela direita chegaremos novamente à cidade Violet. Não nos interessa ir pra lá agora, mas é bom conhecer este atalho. Então vamos em direção ao norte. Lute com mais alguns treinadores e logo chegará a Ecruteak.

ECRUTEAK E A BURNT TOWER
Ao entrar no Pokémon Center, você verá uma pessoa descendo as escadas. Ele falará com a enfermeira e te chamará. Este é Bill, ele é o expert do sistema do PC que encontramos em todos os Centros Pokémon. Depois falar com ele, aproveite para voltar a Goldenrod e ir na casa de Bill (uma amarela à esquerda do PokéCenter da cidade). Fale com Bill aqui e receba dele um Eevee lv.5! Lembre-se de que para receber o Eevee você deve estar carregando no máximo 5 pokémons. Fale com a menininha que está aqui, ela é a irmã do Bill e te dará o nº telefônico dele.
Agora você já pode ir de volta pra Ecruteak, recupere seus pokémon, pois teremos muitas coisas a fazer por aqui. Entre na casa do lado esquerdo do PokéCenter e receba o Downsing MCHN. É um radar que encontra itens que não podem ser vistos. Quer testar para ver como funciona? Tem uma Rare Candy escondida perto do laguinho que tem ao norte de Ecruteak. Tente achá-la com o aparelho. Quando o radar for pressionado, ele ficará amarelo e haverá um ponto piscando se houver algum item por perto. É possível fazer isso também enquanto caminha. Procure por itens dessa maneira por todos os lugares que for passar. Bom, se tentar entrar no GINÁSIO irão te chutar de lá, pois o líder não se encontra, vamos então para o Ecruteak Dance Theater, a casa que fica acima do Centro Pokémon.
Diferente de G/S/C, não lutaremos com as Kimono Girls e suas Eeveelutions agora. O que vamos encontrar é um Rocket atacando uma delas. Derrote este Rocket e ele se irá. Um senhor que estava ali com o Psyduck virá e dará o HM03 (Surf) como agradecimento. Ainda não podemos surfar pelas águas sem conquistar a próxima insígnia, mas se quiser já pode ensinar surf a um de seus pokémons.
Se tentar ir até a Bell Tower verá que os monges não te deixarão passar, então vamos à Burnt Tower, no topo esquerdo da cidade. Ao entrar, você será abordado por Eusine, um cara fanático pelo Suicune. Morty, o líder do ginásio, estará aqui também. Você verá um grande buraco no piso (é possível ver os cães lendários no andar de baixo). Siga em direção à escada, ao se aproximar dela o seu rival virá e batalhará com você.
Ele terá:
Gastly lv.20
Zubat lv.20
Magnemite lv.18
inicial evoluído lv.22
Depois de derrotá-lo, ele irá embora. Se quiser, antes de descer as escadas, tem alguns treinadores e itens neste andar de cima, além de alguns Koffing selvagens. Então, desça as escadas e fique de cara com Raikou, Entei e Suicune. Porém, você não irá enfrentá-los agora, Raikou e Entei fugirão em direções diferentes, Suicune dará uma volta, vai rugir para você e também sairá em seguida. De agora em diante, Raikou e Entei irão aparecer aleatoriamente nos matinhos de Johto, assim como Mesprit e Cresselia em D/P/P. Quando menos esperar, um deles pode aparecer. É possível ver em que lugar eles estão usando o mapa do PokéGear, mas lembre-se, cada vez que você entrar em uma outra cidade/rota, eles mudarão de local. Além disso, quando eles aparecerem, fugirão da batalha logo na primeira rodada. Os danos que você causar neles permanecerão das próximas vezes que encontrá-los. Raikou e Entei estarão no lv.40, boa-sorte para capturá-los. Enquanto ao Suicune, você o encontrará mais algumas vezes antes de poder capturá-lo, com Eusine perseguindo-o também.
Assim que os cães fugirem, Eusine virá e comentará sobre Suicune. Já que estamos aqui, é bom saber que é possível encontrar Magmar neste andar de baixo, se procurar bem. Nada mais a fazer, podemos ir ao ginásio. Aqui todos usam pokémons fantasmas. Este GINÁSIOé simples, basta andar pela passarela, tomando cuidado para que não caia dela, caso isso ocorra você voltará ao começo do ginásio. Aqui, sempre que derrotar uma velha, ela irá acender uma luz facilitando assim a sua visão.
Morty usa:

Gastly lv.21
Haunter lv.21
Haunter lv.23
Gengar lv.25

Se tiver, use golpes tipo inseto, noturno e fantasma, se quiser arriscar pode usar psiquico, já que os pokémons dele são parte tipo veneno. Evite golpes tipo normal, lutador e terra, não causarão dano algum.
Vencendo Morty, Líder da Cidade Ecruteak, será premiado com a Fog Badge e o TM 30 (Shadow Ball).

EXPLORANDO JOHTO COM SURF E STRENGHT
Agora que você derrotou Morty, a técnica surf já está liberada. Isso quer dizer que já pode nadar com seus pokémons. Mas antes de sair surfando por aí, vamos fazer algo duas vezes mais interessante. Saia de Ecruteak pela direita. Aproxime-se da caverna que avistar e um gordão sairá, trombando com você. Para se desculpar, ele te dá o HM 04 (Strength). Essa técnica já havia sido liberada quando você derrotou Whitney. Logo, trate de ensinar Strength a um de seus pokémons. Esta caverna, de onde o gordão saiu, é o Mt. Mortar, uma área totalmente opcional (temos um guia a parte no fim do detonado). É possível explorá-la agora, mas recomendo que deixe para depois, já que não é possível acessar todas as partes da caverna por enquanto. Se usar surf aqui do lado de fora da caverna você chegará na cidade do 7º GINÁSIO. Também não recomendo que vá para lá agora, até porque não haverá o que fazer lá e o ginásio está fechado. Como viremos depois aqui de qualquer jeito, deixemos para depois... eu mesmo irei cobrir essa parte do detonado depois de conseguirmos a 5ª e 6ª insígnias.
Agora, com surf e strength nas mãos, vamos dar uma voltinha por Johto, para acessar alguns lugares que era necessário o uso dessas técnicas:
- Em New Bark, use surf à direita da cidade. Um menino dirá que você chegou em Kanto. Se entrar na caverna que tem aqui não consiguirá ir longe, tem uma cachoeira no caminho. Mas se usar surf do lado de fora é possível chegar a uma rare candy.
- Em Cherrygrove, surfe à esquerda da cidade e fale com o menino do outro lado.
- Em Violet, surfe ao norte da cidade e encontre itens.
- Algumas áreas das Ruins of Alph foram liberadas, via acesso da Union Cave, além de uma parte da Union Cave onde podemos encontrar Lapras. Saiba mais no guia das Ruins of Alph e da Union Cave no fim do detonado.
- Em Azalea, vá à caverninha dos Slowpoke, procure uma pedra redonda e use Strength, você poderá empurrar a pedra. Use surf, no próximo local, você irá conseguir itens.
- Ao sul de Goldenrod, perto do Day Care, use surf à esquerda e batalhe com as 3 garotas, pegue o item.
- Perto da entrada do National Park, tem um local onde é possível surfar.
- Na Burnt Tower em Ecruteak, use Rock Smash e Strenght até chegar ao item
Nada mais a fazer, vamos voltar para a nossa jornada.
A CAMINHO DO FAROL E DOS REDEMOINHOS
De volta à Ecruteak, vamos sair da cidade pela esquerda. Estamos na rota 38. Por aqui encontramos pokémons como Raticate, Magnemite e Farfetch’d, às vezes uns Miltank e Tauros, quem sabe até Snubbull, caso procure bastante. Em SoulSilver aparece também Meowth. Há alguns treinadores e itens espalhados pela rota. Quando enfrentar uma garota chamada Lass Dana, não esqueça de pegar o nº telefônico dela, pois a qualquer momento ela pode te ligar, lhe oferecendo uma Thunder Stone!
Ao entrar na rota 39, um homem chamado Baoba aparecerá. Ele era o dono da antiga Safari Zone que existia no continente Kanto, porém seu filho criou um Pal Park lá e agora Baoba está criando um Safari Zone em Johto. Receba o nº telefônico de Baoba e assim que a nova Safari Zone inaugurar, ele ligará para você. Siga caminho, mais a frente você encontrará uma fazenda de Miltank (Moo Moo Farm). Entre na casinha da direita, os donos da fazenda dirão que estão com uma Miltank doente e precisam que você os ajude. Vá na casinha da esquerda e verá umas meninas tomando conta da Miltank. Vá alimentando-a com Oran Berries até ela sarar, umas 7deve bastar. Se você plantou algumas Oran Berries quando eu pedi, já deve ter berries o suficiente. Assim que a Miltank estiver melhor, fale com as meninas e receba como prêmio um Seal Case, para por selos em suas pokébolas (via PC de um centro pokémon). Fale com os donos da fazenda novamente, a partir de agora estarão vendendo Moomoo Milk.
Continue descendo e você chegará a Olivine. Logo na entrada estará o GINÁSIO, ao se aproximar, seu rival sairá de lá e dirá que a líder não está. Ela está no Glitter Lighthouse (o farol), cuidando de sua Ampharos, que está doente. Explore a cidade. Em uma casa com o telhado verde você verá um pescador que te dará uma outra vara de pescar, a Good Rod. Ela consegue pescar alguns Krabby e, com um pouco de sorte, é possível achar também pokémons como Chinchou, Corsola e Shellder com ela. Em outra casa da cidade, há uma menina que te dá selos diferentes para suas pokébolas todos os dias, caso queira. No centro pokémon, fale com uma mulher, ela irá batalhar usando um pokémon que sai de uma pokébola que tem selo.
Se for sair da cidade pela esquerda, verá a entrada da Battle Frontier. Porém ela ainda não foi inaugurada, um homem espera aqui pacientemente para ser o primeiro a entrar. Você deve ter notado também que Olivine é um porto de navios. Quando tivermos o passe, poderemos vir pegar um navio aqui. Ao sul temos o mar, daqui a pouco teremos que atravessá-lo a nado, mas antes, vamos explorar o farol, a torre que fica ao sul da cidade. Recupere seus pokémons e vamos para lá.
Diferente de G/S/C, agora podemos tomar um elevador para chegar direto ao topo do farol. Jasmine, a líder do GINÁSIO, estará trancada lá, tomando conta de Amphy, um Ampharos que está doente. Para poder entrar lá, só mesmo pelas escadas. Aproveite para lutar com os treinadores aqui. O intervalo entre as batalhas dos dois próximos líderes de ginásio será bem curto, é bom treinar desde já. Enquanto estiver subindo, haverá um andar onde não há mais escadas, para prosseguir bastar ir pela porta por onde passa uma luz mais forte que fica do lado direito. Continue subindo até chegar a sala onde está Jasmine. Ela explicará que não poderá sair de lá, que precisa tomar conta de Amphy e que recusará qualquer desafio de ginásio. Você ficará sabendo que o remédio pode ser encontrado numa farmácia em Cianwood. Jasmine abrirá a passagem pra você e assim poderá descer de elevador. Nossa próxima parada é a ilha Cianwood, pois lá, além de pegar o remédio para o Ampharos, poderemos conquistar mais uma insígnia!
Chegou a hora de entrar no mar. Saia nadando pelo sul de Olivine, teremos que atravessar essas duas rotas marítimas para chegar até a Cianwood. Pelo mar encontramos, como de costume, Tentacool, e alguns Tentacruel. Na parte mais ao sul, quando estiver chegando próximo a Cianwood, é possível também que apareça alguns Mantine ao nadar, caso esteja jogando a versão HeartGold. No meio do caminho, derrote vários treinadores, passando por perto das 4 Whirl Islands, ilhas que só podem ser acessadas passando pelos redemoinhos, coisa que você não poderá fazer por enquanto. Caso se sinta perdido no mar, olhe no mapinha da PokéGear para saber onde está. Também é possível pescar enquanto usa surf, caso queira. De qualquer jeito, deverá ir para Cianwood.

CIANWOOD, A ILHA ISOLADA DE JOHTO
Quando chegar na cidade, recupere seus pokémons no PokéCenter. Siga reto para o norte da cidade, você verá Suicune. Ao se aproximar, Suicune pulará na sua frente e fugirá para o mar. Então Eusine chegará para te desafiar numa batalha, acreditando que se te derrotar, Suicune apareceria para ele também.
Eusine usa:
Drowzee lv.25
Electrode lv.27
Haunter lv.25
Apenas derrote-o. Suicune ainda vamos encontrar mais vezes. Em Cianwood, ao lado do centro pokémon, tem a Cianwood Pharmacy, fale com o balconista lá dentro e explique a ele que o Ampharos de Jasmine está doente. Ele entenderá a situação e te dará a medicina (SecretPotion) necessária para curar o Ampharos de Jasmine. Você poderá comprar outros itens medicinais nesta farmácia também. Na casa ao lado, um treinador que foi roubado pelo seu rival está com medo que lhe roubem seu último pokémon. Ele pedirá a você que tome conta do pokémon, te oferecendo um Shuckle lv.20, caso tenha um espaço vago na equipe. Você deve ter percebido também que à esquerda da cidade existe uma caverna, que não havia nas antigas versões G/S/C. Esta caverna dá acesso às rotas que levam você ao Safari Zone, porém não poderá acessá-lo ainda.
Já podemos ir ao GINÁSIO. O líder Chuck estará meditando debaixo de uma cachoeira e não poderá te ouvir. O que você deve fazer e derrotar todos os treinadores até chegar na engrenagem que tem no topo do ginásio.
Chuck usa:

Primeape lv.29
Poliwrath lv.31

De preferência, use golpes tipo voador ou psiquico. Em Poliwrath, por ser parte tipo água, golpes elétricos e de planta são bons também.

Vencendo Chuck, Líder da Cidade Cianwood, será premiado com a Storm Badge e o TM 01 (Focus Punch).

Saindo do GINÁSIO, a esposa de Chuck virá falar com você, verá sua insígnia e lhe entregará o HM 02 (Fly). Agora, você pode retornar para qualquer cidade já visitada voando, desde que ensine pra algum pokémon a técnica. Lembra por qual motivo viemos a Cianwood? Sim, o remédio do Ampharos doente. Volte voando até Olivine, temos que SALVAR o pobre Amphy.

OLIVINE, DE VOLTA AO FAROL
Volte até o farol, suba de elevador até o último andar e leve o SecretPotion para Jasmine, para que ela dê ao Ampharos. Amphy se sentirá melhor e irá iluminar todo o lugar, restaurando o poder do farol. Jasmine irá agradecer e voltará para o seu ginásio. Missão cumprida. Saia do farol e receberá um telefonema. É Baoba, o dono da nova Safari Zone. Ele dirá que acabou de inaugurar e que você já pode acessá-la, via aquela caverna que estava à esquerda de Cianwood. Se quiser, dê uma passada lá, caso contrário, vamos ao 6º ginásio. O que foi, não deu tempo de treinar? Eu avisei pra ir lutando com os treinadores que o intervalo entre as duas batalhas de ginásio seria curto...
Por sorte, agora temos um lugar novo para treinar. Voe de volta à Cianwood e atravesse a caverna que tem à esquerda da cidade. Esta é uma área totalmente opcional, mas é um bom local para se visitar, caso precise se preparar um pouco mais antes de enfrentar a líder Jasmine. No caminho que vai para a Safari Zone, encontraremos alguns treinadores, itens e pokémons. Pela caverna, se procurarmos bem, podemos encontrar pokémons como Kingler, Machop, Machoke e Graveler, às vezes até Steelix, além de aparecer Misdreavus durante a noite. Do lado de fora, usando surf, é possível achar Seel e Staryu. Quando estiver próximo a entrada do Safari Zone, será possível achar Fearow e Gloom, além de Girafarig e Diglett, caso procure bem. Se quiser explorar o Safari agora, há alguns pokémons interessantes lá, temos um guia no fim do detonado. Quando se sentir preparado, volte para Olivine e vamos ao ginásio.
Esse é o GINÁSIO mais simples da história dos games pokémon. Antigamente nem haviam treinadores, agora tem alguns, porém não batalham com você. Apenas siga até a líder e enfrente-a.

Jasmine usa:
Magnemite lv.30
Magnemite lv.30
Steelix lv.35
Use golpes tipo fogo, terra, lutador e água, qualquer outro tipo, metálicos vão ter resistência.

Vencendo Jasmine, Líder da Cidade Olivine, será premiado com a Mineral Badge e o TM 23 (Iron Tail).
Ok, temos 6 insígnias. Lembra, quando você estava em Ecruteak, havia uma saída à direita da cidade onde ia dar na cidade do 7º ginásio, que eu até fale para que voltasse aqui mais tarde? Muito bem, chegou a hora. Vá para Ecruteak e saia pela direita. As três entradas do Mt. Mortar que existem nesta rota continuam acessíveis, porém você ainda não poderá explorar a caverna por completo, mas caso queira dar uma olhada... guia no fim do detonado. Nós podemos optar por ir usando surf nos lagos, indo em direção à direita.
No meio do caminho verá Suicune perto das árvores de apricorn, para chegar até ele, corte o arbusto que ali se encontra. Ele fugirá e Eusine aparecerá. Prossiga. Enquanto está na água, podem aparecer alguns Goldeen e Seaking. Enfrente os treinadores aqui do lado de fora da caverna. O primeiro deles é um pescador, o Fisherman Tully, derrote-o e lembre-se de pegar o seu nº telefônico, qualquer hora ele pode te ligar lhe oferecendo uma Water Stone. Quando ele lhe oferecer a Water Stone, é importante guardá-la, porque ela é necessária para fazer uma coisa nas Ruins of Alph (Saiba mais no fim do detonado). Nos matinhos que tem por aqui, encontramos Spearow e Flaaffy, além de Mankey em HeartGold. Em seguida, entre na cidade.

MAHOGANY E O LAKE OF RAGE
Recupere seus pokémons no centro. Se tentar sair da cidade pela direita, um cara vai te barrar, vendendo RageCandyBar, compre caso queira, poderá ser trocado por um item mais a frente no jogo. Aqui encontramos uma casa estranha que, do lado de fora, tem uma árvore com uma antena no topo. Lá dentro um homem de óculos escuros vende itens, é um Mini Shop. Bem, tem um menino gordo barrando a entrada do GINÁSIO, que te fala algo sobre um tal de Lake of Rage, então, vamos para este lugar, siga ao norte.

Ao chegar, você perceberá que é possível evitar os matinhos atravessando uma casinha, não faça isso! Se tentar, os Rockets que estão lá dentro de tocaia irão te roubar $1000 quando der o primeiro passo lá dentro. Vá pelo matinho, assim não perde dinheiro à toa. Por aqui encontramos Girafarig e Pidgeotto, além de Noctowl à noite. Vá explorando a área, até chegar no Lake of Rage. Começará a chover aqui. Salve o seu jogo

LIGA MINEIRA DE POKÉMON

LIGA MINEIRA DE POKÉMON

APOIO

 
Site desenvolvido pelo Grupo Valadares Power, Liga Mineira de Pokémon